Blogueiro denuncia ação da PM em assassinato de morador da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo (SP), e critica descaso da prefeitura e do governo no estado com a seurança pública.
Raphael Garcia
Cerca de 20 policiais, 7 viaturas e 3 motos da PM foram moblizados sem, entretanto, terem a preocupação de socorrer a vítima, segundo o bogueiro Raphael Garcia
A fria notinha do Estadão informa mais um assassinato na megalópole: "Um morador de rua foi esfaqueado ontem à tarde na Praça Roosevelt, em frente ao Espaço dos Parlapatões, local onde o dramaturgo Mário Bortolotto foi baleado, há um mês. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o homem foi levado para a Santa Casa, mas não resistiu e morreu. O caso foi registrado no 4º DP (Consolação). "
O assassinato do morador de rua teria sido cometido por um outro morador das ruas da capital paulista. E o motivo seria a disputa por um prato de comida.
O que chamou a atenção de um blogueiro, Raphael Garcia, que mora nos arredores da praça, entretanto, não foi a situação de desespero do criminoso e da vítima, mas a ação tão espalhafatosa quanto ineficiente da Polícia Militar (PM), que coloca uma coroa fúnebre sobre as promessas não cumpridas de reformas neste ponto do centro da cidade pelo prefeito Kassab.
A crítica do blogueiro é fundamentada por uma detalhada descrição dos acontecimentos acompanhada de uma série de fotos, que mostram dois policiais se aproximando do corpo, depois viaturas da PM chegando à cena do crime (enquanto o corpo permanece no mesmo lugar) e em seguida o corpo é retirado pelos policiais que, segundo Raphael, não se preocuparam em ao menos tentar prestar socorro enquanto a vítima se esvaía em sangue.
A responsabilidade de José Serra
Raphael Garcia responsabiliza ainda o governo Serra pela ação desastrosa da Policia neste caso, e também no caso do ataque ao diretor de teatro Mário Bortolotto, na mesma Prtaça Roosevelt. E critica políticas utilizadas no combate à cracolândia e em outras situações críticas vividas pela cidade.
Mas a notícia que vale a pena é que o post indignado (bem escrito e fundamentado) gerou debate e ensaia uma organização dos moradores e frequentadores da Praça Roosevelt. Alguns comentários chegaram a levantar hipóteses de abaixo-assinados e mesmo a possibilidade de reativação de um movimento chamado "Viva o centro".
Enquanto isso, a Agência Estado informou em 11 de dezembro de 2009 que "A última versão de reforma da praça, prometida em 2005, foi enviada em junho pela Prefeitura" e que, segundo o BID, "Os procedimentos para o início das obras já podem ter início". Até esta quarta-feira (6/1), nenhum operário foi visto na Praça Roosevelt para dar início às obras.
De São Paulo, Luana Bonone, com Blog do Tsavkko - The angry brazilian e Estadão Online
Retirado de:
http://www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=122286&id_secao=39
Nenhum comentário:
Postar um comentário