GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA COMEÇA A UTILIZAR ARMAS NÃO LETAIS EM SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS

Pela primeira vez na história, a Guarda Municipal de Americana irá contar com armas não letais durante as ocorrências. A autarquia recebeu nesta segunda - feira (09/11) a linha de produtos em forma de spray, que comprou com o objetivo de reduzir os índices de ocorrência e violência durante as ações. Os 30 sprays adquiridos são biodegradáveis, tem base vegetal e pode ser utilizado até 15 vezes. O diretor Marcelo de Barros Feola alertou o cuidado necessário para utilizar os sprays. “É preciso cautela ao usá-lo, já que pode paralisar uma pessoa. Todos os guardas irão passar por um treinamento, ministrado pelo fornecedor do produto, a empresa Poly Defensor, de Valinhos.” disse. Após a conclusão do treinamento, os patrulheiros irão receber um termo de responsabilidade e em todas as situações serão cobradas uma justificativa de uso.

Foram comprados dez sprays da linha ACDC 100 (Adesivo de Controle de Distúrbios Civis) indicado para situações “leves”, como rondas escolares e em condomínios. Dez sprays da linha ACDC 700, adesivo com odor repugnante, que permite isolar rapidamente a pessoa ou desocupar áreas, como celas, pontos de drogas, entre outros e mais dez sprays contra animais peçonhentos, que mobiliza e afugenta animais caninos, felinos, eqüinos entre outros animais domésticos e selvagens. “A Gama está buscando trabalhar de forma alternativa e original. Combater o crime na cidade é o nosso principal foco e a compra das armas não letais atende a esse objetivo”.completa Feola.

Todos os sprays passaram por testes e não saem com água. Assim que é lançado é ativada uma cola, que impossibilita ser retirado com as mãos. De acordo com o representante da empresa, Fábio Agnaldo, a finalidade do armamento é causar incomodo e incapacidade, porém, os sprays não causam danos à saúde.

--
Postado por GCM Guilherme no Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste em 11/10/2009 11:25:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário