PEQUENOS GESTOS QUE SOMADOS FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA
Há uma teoria chamada, teoria do caos, onde, segundo essa teoria, umpequeno gesto pode ter consequências desproporcionais, algoaparentemente inofensivo pode causar danos irreversíveis, segundo ateoria, que tem muita lógica. A idéia vem através de uma ilustraçãoque conta de uma pessoa que atira uma pedra num lago. Ao cair, aquelapedra causa um pequeno impacto, mas também causa uma onda na água eessa "onda" vai se propagando pelo lago, até chegar às margens de cadalado do lago, mesmo que imperseptível ao olho nú, a onda não pára atéchegar ao seu destino final, ou seja, todos os orifícios do lago. Issome remete a pensar no que se daria se lançássemos mão da Pedra chamadaCULTURA DE PAZ e a atirássemos no lago de nossa Sociedade e quantomais pedras de paz, mais ondas que seriam propagadas em todos osorifícios do lago, no caso aqui, da sociedade e várias pedras sendoatiradas, criariam várias ondas e teriam um impacto muito maior, comconsequências excepicionais.
Não precisa muito, basta mudar algumas atitudes no dia a dia, como sefossem essas atitudes, pequenas pedras lançadas e que no final, farãouma grande diferença, não só para você, mas para todos os que contigoconvivem e como numa onda, isso iria se propagar, alcançandoproporções inimaginaveis dentro da sociedade. Vamos começar a lançaressas "pedras"?
Então me acompanhe nesse movimento chamado POR UMA CULTURA DE PAZ:POR UMA CULTURA DE PAZ, no seu dia a dia, aja de forma diferente. Aoinvés de agredir verbalmente e ou fisicamente, procure isolar a raivae a dor, segure-se por alguns instantes, conte até dez antes deofender ou agredir alguém que te tirou do sério, afaste-seimediatamente da pessoa para não brigar e depois de o troco, fazendototalmente o contrário do que normalmente você faria agindo peloimpulso.
POR UMA CULTURA DE PAZ, se você ofendeu, peça desculpas, se foi ofendido, libere perdão. Tire esse nó da garganta e esse sentimento ruim de dentro de você, guarde em você, ai dentro, somente coisas boas.
POR UMA CULTURA DE PAZ, isole coisas ou pensamentos ruins. Abra espaço em sua mente e procure somente absorver coisas boas e agir de forma que ninguém, nem nada possa estragar o seu dia ou o seu bom humor.
POR UMA CULTURA DE PAZ, pratique pequenos gestos que no final, farão grande diferença, tais como:
Ao ver uma pessoa pela primeira vez, cumprimente-a, sorria para ela, deseje a ela uma bom dia, boa tarde, boa noite.
O sorriso quebra barreiras, uma pessoa mal humorada e carrancuda só atraí coisas ruins, é como um dia sem sol ou uma nuven carregada, afaste-se dessas pessoas se não conseguir fazer com que elas sorriam.
Procure guardar bem os nomes e os rostos das pessoas, chamar alguém pelo nome é sempre mais fácil e se não se tem contato sempre com essa pessoa, ela ficará surpresa de você não ter esquecido seu nome e se sentira feliz, isso gera bom estar.
POR UMA CULTURA DE PAZ, seja sempre voluntarioso(a), não espere alguém fazer, vá e faça você, mesmo que não seja o seu papel ou que não faça parte de suas funções, às vezes, não custa nada fazer, ajudar, ser prestativo(a), não vai "cair" a mão se o fizer nem irá diminuí-lo(a), pelo contrário, ganharás a simpatia de muitos.
POR UMA CULTURA DE PAZ, não espalhe ou ajude a espalhar uma fofoca, nem "revele" o segredo de alguém que disse: - Olha não conte isso pra ninguém, ouviu! Como se torcesse, na verdade, pra você ir correndo contar pros outros.
POR UMA CULTURA DE PAZ, procure sempre sair mais cedo para ir aos
lugares, seja pra passear, ou trabalhar ou mesmo ir à escola.
Imprevistos sempre aontecem, atrasos são normais, então se você saiu
mais cedo, ainda assim não vai perder a hora certa de chegar. Isso vai
te livrar de incomodos, justificativas e estres desnecessário.
POR UMA CULTURA DE PAZ, coisas aparentemente simples, mas de grande valia. por exemplo:
Se abriu, procure também fechar. Se sujou, procure também limpar. Se uebrou e tiver como consertar, procure fazê-lo. Se não tiver como consertar, procure assumir o erro e restituir o que quebrou. Se acendeu, procure também apagar. Se começou, procure também terminar ou ver terminado o que você começou.
POR UMA CULTURA DE PAZ, procure ser gentil, palavras como: Por Favor, Com Licença, Obrigado, Não há de quê, De nada, disponha!, Sempre que precisar me chame!, Qué isso, não foi nada!, etc, melhorarão muito o seu convívio com as pessoas e o ambiente em que você estiver. Não espere alguém pedir, procure oferecer ajuda. Não espere alguém agradecer sua ajuda, sinta-se feliz por ter feito o que achava ser certo.
POR UMA CULTURA DE PAZ, procure conhecer ao outro. Há basicamente dois tipos de pessoas: os estrovertidos e os introvertidos.
OS EXTROVERTIDOS - são pessoas dadas, que chamam a atenção, contadores de piadas, pessoas que querem estar sempre à frente nas coisas, que por vezes prometem fazer um monte de coisas e acabem por não fazer quase nada, etc.
OS INTROVERTIDOS - são pessoas, geralmente reservadas, recatadas, que não gostam de ficar fazendo alardes, que não gostam muito de aparecer, mas que geralmente são sensatas, ou por não serem muito dadas, são consideradas chatas por alguns que não a conhecem direito. Geralmente, os extrovertidos se dividem em duas personalidades Básicas: os SANGUÍNEOS e os COLÉRICOS.
Os Sanguineos, geralmente, são pessoas de fácil convívio, são alegres, contadores de piadas, bonachões, não guardam raiva de ninguém, querem ajudar em tudo e não ajudam em quase nada, são muito sentimentais e impulsivos. Também são muito desorganizados.
Os Coléricos, geralmente, São determinados, não esperam aos outros fazerem, vão lá e fazem, querem sempre estar à frente das coisas, são prestativos, mas são também rancorosos quando não fazem o que querem, são determinados e dificilmente não conseguem o que querem, mesmo que para isso tenham que passar por cima de alguém. Mas são também extremamente úteis, gostam de fazer por onde ajudar, quando estão de bom humor, é claro.
OS INTROVERTIDOS
São, geralmente, conhecidos por dois temperamentos: os FLEUMÁTICOS e os MELANCÓLICOS.
Os Fleumáticos, são pessoas que gostam do dia dia, das pequenas
coisas, nnão precisam de muita coisa e nem muita pompa para se
sentirem bem, são geralmente, amigos, companheiros, solidários. Por
outro lado, são pessoas que ficam sempre em cima do muro, tem muitas
dúvidas sobre as coisas, se alguém diz que vai fazer tal coisa, o
flemático, geralmente vai dizer que não vai dar certo, pois ele tem
que ser convencido, de que tal coisa vai dar certo mesmo. Não gostas
de estar a frente das coisas, só o fazem em último caso, quando
forçados, mas geralmente desempenham um bom papel, por serem prudentes
e sinceros.
Os Melancólicos, são pessoas que geralmente, se isolam dos demais, têmpoucos amigos e não gostam muito de tumulto de festas, de baderna.Preferem um ambiente, mais calmo, sem muito ruido, são extremamentecuidadosos com as coisas, gostam de terem tudo muito bem organizado,limpo, gostam das coisas nos seus devidos lugares. Quando alguém dáuma idéia ou diz que vai fazer algo, geralmente o melancólico não semanifesta, e se, perguntado, procura não dar a resposta de pronto, poscostuma pensar muito antes de dizer algo, e dificilmente erra quandodiz algo, pois já pensou em inúmeras situações antes de chegar à suafala ou conclusão. Por conta disso, geralmente são pessoas reservadase que não gostam muito de mudanças. Geralmente são pessimistas comrelação a novas idéias e dificilmente tomam a frente de algo, masquando o fazem, não porque querem, mas quando são obrigados, éextremamente meticuloso, chegando mesmo a ser chato, mas dificilmenteerram e são persistentes e muito bem sucedidos em seus feitos. Sãopessoas contemplativas, pensadores. Dizem que muitos poetas sãomelancólicos e que as mais belas poesias foram criadas, senão por ummelancólico, com certeza por sua participação. Conmseguem enxergarcoisas onde ninguém mais enxerga, ver belezas onde ninguém percebeu.
POR UMA CULTURA DE PAZ, devemos nos conhecer a nós mesmos, saber quem somos e que tipo de temperamento temos, procurar melhorar a cada dia as nossas qualidades e amenizar a cada dia os nossos defeitos.
POR UMA CULTURA DE PAZ, devemos respeitar o outro como ele é, com suas qualidades e defeitos e procurar ajudá-lo a melhorar em suas qualidades e combater os seus defeitos.
POR UMA CULTURA DE PAZ, vivemos todos juntos em sociedade, ninguém deve querer ser mais do que o outro, procuremos ser iguais, dadas as devidas proporções.
POR UMA CULTURA DE PAZ, quando eu me amo, posso amar alguém, quando gosto de mim, posso gostar de alguém, ninguém pode dar o que não tem e nem receber daquele que não tem para dar.
POR UMA CULTURA DE PAZ, procuremos viver harmoniosamente em sociedade, respeitando os limites do outro.
POR UMA CULTURA DE PAZ, mude eu, mude você, que tal se mudarmos nós?
Nenhum comentário:
Postar um comentário