sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Entrevista com o Corregedor Geral da Guarda Municipal de Sertãozinho


Qual o seu nome, sua idade, sua formação e qual era a sua profissão antesde ser Corregedor Geral da Guarda Municipal?
R: Meu nome é Thiago Carvalho, tenho 29 anos, Bacharel em Direito pela Universadade São Luis e pós graduando em Direito Administrativo, antes de ser Corregedor da GCM trabalhei por 3 anos no grupo especial ROMU da GCM de Sertãozinho.


O que o senhor trouxe de experiência para a Corregedoria da GuardaMunicipal e como ela está sendo utilizada?

R: Ter trabalhado nas ruas durantes todos esses anos, afinal são mais de 7 anos de viatura, três no grupo especial, me ensinou que nem todas as denuncias feitas a corregedoria tem fundamento, principalmente as anônimas, me ajudou a separar o joio do trigo, sempre averiguando cada denúncia, contudo com uma maior complacência aliada ao fato de conhecer todo o efetivo, isso também é muito importante.


Quais foram as maiores dificuldades encontradas quando assumiu a função deCorregedor Geral?
R: A maior dificuldade com certeza foi a parte disciplinar, muitos GCMS ainda não estavam acostumados com o RDI (regime disciplinar interno) que acabara de ser promulgado, contudo, com as primeiras sanções, aos poucos os GCMS foram concientizando-se de que o comportamento ético e disciplinado é o melhor caminho.

Qual a contribuição da Corregedoria para a eficiência do serviço prestado pela Guarda Municipal?

R: Com certeza a população de Sertãozinho ganhou com a criação da Corregedoria da GCM, pois além de mais uma via de denúncias contra as iregularidades que os GCMS possam cometer, a qualidade do serviço prestado melhorou, pois os GCMS que não deveriam mais estar em nossos quadros e que tinham graves problemas de conduta foram afastados e demitidos.


O Senhor acredita que falta mais orientação aos servidores da Guarda, ou amaioria praticam infrações de forma intencional?
R: Creio que a grande maioiria é mal orientada, aliás, durante muito tempo no passado as GCMS não tinham toda a fiscalização que tem hoje. Cito como exemplo a nossa GCM, onde muitas sanções mudaram o comportamento de varios GCMS, que hoje inclusive são exemplos e até chefiam equipes.

No que a Corregedoria pode contribuir para baixar a incidência deinfrações disciplinares? A Corregedoria atua de forma preventiva sobre osservidores da Guarda?

R: Penso que primeiramente a Corregedoria não deve ser inimiga do GCM, deve orienta-lo sempre do procedimeto legal de conduta do GCM e ajudá-lo de maneira que ele veja na Função do Corregedor, não um Verdugo, mas um profissional que esta ali para zelar pela ordem e pelo bom comportamento. Na GCM de Sertãozinho há uma orientação contante aos GCMS e inclusive aos interessados, conselhos jurídicos sobre diversos assustos em todas as esfera do Direito.


Quais são as modalidades de procedimentos disciplinares existentes na Corregedoria e para que eles servem?
R: os Procedimentos Disciplinares estão previstos em nosso RDI em seu Art.10, que são: Preparção e investigação, Sindicância e o processo administrativo.

Quais os benefícíos que a chamada “Via Rápida” pode trazer para ainstituição? Ela existe me sua cidade?

R: Infelizmente ainda não temos o procedimento da "via rápida", contudo temos um projeto em estudo, pois é um procedimento sumário de deve-se garantir todos os direitos constutucionais aos sindicados, como a ampladefesa e o contraditório, porém a agilidade deste processo é muito benéfica em casos de insustentável indisciplina.


O senhor acredita que o Regulamento Disciplinar da Guarda Municipal de suacidade é eficiente para a atuação da Corregedoria e dos responsáveis pelamanutenção da disciplina dentro da Guarda Municipal?
R: Sim com certeza, nosso RDI foi objeto de estudo por mais de dois anos e modelos de outras instituições foram consultados e no final criamos uma importante ferramenta no combate a indiscplina e o mau comportamento em nossa corporação.


O atual sistema utilizado pela Corregedoria está bom, ou precisa sermodificado?

R: O sistema atual é muito bom, o que falta é a "via rápida" para maior agilidade nos procedimentos.


Qual o maior problema que já enfrentou como corregedor?
R: O maior problema são algumas ameaças que recebemos para tetar coagir e desestimular o trabalho, mas isso é perfeitamente contornavél.


Que mensagem o Senhor poderia deixar aos guardas municipais para que eles atuem dentro da legalidade e de forma satisfatória para a população da cidade?
R: Que sempre cumpram com suas obrigações e deveres, pois a maioria dos GCMS acham que só tem diretos e se esquecem dos seus deveres como Policiais Municipais, pois somos Policiais e devemos agir como tal, a sociedade exige tal postura. através dessa concientização o GCM estará auxiliando e muito o vida em sociedade, pois ninguém melhor do que o GCM para conhecer sua comunidade.


Thiago Carvalho

Corregedor GCM


______


Atenção amigos corregedores de outras guardas municipais, nosso espaço está aberto à todos. Esperamos que vossas manifestações possam melhorar a qualidade dos serviços prestados para a população. Se desejarem responder às essas mesmas perguntas, teremos enorme satisfação em publicá-las (se possível, junto delas, uma foto).

.

Carlinhos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário