terça-feira, 15 de setembro de 2009

CULTURA DE PAZ


Pelo GCM e Pastor: Roger Hudson Amorim da Silva


Olá a todos,


Que a paz esteja em sua vida, caso contrário, busque-a!

Fico abismado ao abrir um jornal ou ler na internet ou mesmo ao assistir ao noticiário de TV de como as coisas estão indo de mal a pior. Hoje, as pessoas estão cada vez mais "embrutecidas" umas com as outras, cada vez ouvimos falar e vemos atos que nos surpreendem pelo grau de perversidade e de falta de amor ao próximo. Hoje se mata por um par de tênis, por um celular ou mesmo por que alguém olhou, veja, apenas olhou pra pessoa que estava ao lado (namorado ou namorada).


Veja que há uma cultura de violência em nossa sociedade. Desde pequenos, as crianças já têm a violência como algo normal e corriqueiro em suas vidas, basta olhar os desenhos que passam na televisão ou mesmo os jogos de vídeo games que as crianças brincam, Tanto os desenhos como os jogos são cada vez mais frequentes cenas de violência. No jogo, quanto mais eu destruo, quanto mais eu mato, mais pontos eu obtenho. No desenho é herói matando vilão, gato matando rato, "seres" iluminados matando "demônios" e por ai vai...Uma verdadeira carnificina, e a sociedade olha e diz, que bonitinho!!!Ou nos esforçamos por elaborar e implantar uma cultura de Paz, ou nos preparemos cada vez mais para o pior.


Antigamente, quando perguntado as crianças sobre o que queriam ser quando crescessem as respostas eram: ser médico, bombeiro, policial, caminhoneiro, professor, etc. Hoje se perguntarmos as crianças o que elas vão querer ser, vejam as prováveis respostas: ser jogador de futebol (não precisa estudar), perueiro, traficante, cantor de Rap, modelo, participar um dia do BBB, etc. Ou seja, mais ninguém se interessa em ser Trabalhador, ter que estudar, ter que se esforçar, etc. Hoje a mídia mostra a ostentação, o glamour do dinheiro, que sendo político, ou cantor, ou artista, terei uma vida feliz, terei pessoas bonitas ao meu lado, terei dinheiro, etc. Muitos jovens se aventuram no mundo do crime por que não vêem outra forma de conseguir tudo isso somente trabalhando, acredite você, muitos adolescentes de classe média entram para o crime por que querem comprar carrões, querem ostentar poder e fama, iludidos com filmes como Velozes e Furiosos, que ficam traficando drogas e fazendo rachas pelas ruas das cidades, enquanto que seus pais pensam que seus amados e queridos filhos, os santinhos do papai, as santinhas da mamãe estão apenas curtindo uma baladinha na “night”.

Ou a sociedade desperta para a realidade ou vai pagar um preço ainda mais caro. E o pior é que a política vem apoiando este tipo de "estilo de vida". Hoje, o sistema prisional e carcerário está falido. As prisões nada mais são do que depósitos de criminosos, que acabam virando escola do crime, ou seja, o cara vai preso por furto e quando sai, já está "diplomado" em todo tipo de crime que você puder imaginar.


Os Governos deixaram facções criminosas comandarem os presídios a ponto de saírem às ruas atacando e matando policiais, pais e mães de família. E o governo o que faz? Fica olhando atônito. Inerte. Um cara pega Dez anos de cadeia e quando tem dia dos pais, soltam o cara, quando tem dia das mães, soltam, quando vem o Natal, soltam, ou seja, o individuo que deveria estar cumprindo a pena fica mais na rua do que na cadeia, quando tem induto, seja dos pais, das mães, de natal, ou seja lá do que for, sai aquele mundaréu de bandido nas ruas, e o pior é que já saem roubando, matando, traficando, seqüestrando e fazendo todo tipo de crime e, na verdade, é a sociedade que tem que ir pra trás das grades. Cada vez mais aumenta o número de aquisições de câmeras de segurança, de grades de proteção, de contratações de seguranças particulares, etc. Em São Paulo, para cada policial nas ruas, há cerca de três seguranças e ou vigias particulares e, há quem ganha muito dinheiro com isso, que quanto pior, melhor. Uma verdadeira indústria do Crime.


As Policias, por sua vez, a cada dia se vêem como reféns de Leis que, a cada vez mais beneficiam aos bandidos, enquanto que o policial a cada dia mais é obrigado a cumprir mais e mais ordens descabíeis, como por exemplo: só poder disparar contra um bandido quando já recebeu tiros contra si, ou seja, tem que esperar o bandido atirar primeiro, isso é o cúmulo do ridículo, pra não falar outra coisa. Por outro lado, a policia vai e prende e chegando no Distrito Policial, o Delegado vai e solta, não por que quer, mas por que o que era crime virou "delito", o maconheiro, o nóia, virou o coitadinho usuário, dependente, inocente vítima e o policial o malvado que o levou pro DP. Mais de 80% dos crimes relacionados a furtos e roubos têm como origem o uso ou o comércio de drogas e ao invés de os poderes legislativos que fazem as Leis agravarem as penalidades e fazerem leis mais duras, não, fazem cada vez mais lei que beneficiam o uso e o comercio de drogas em nossos pais. Muitos desse "representantes" do povo se fosse feita uma varredura em suas contas de campanha quando candidatos se fossemos apurar de onde veio o dinheiro para sua campanha, iríamos nos surpreender com a quantidade de políticos que recebem verbas do tráfico de drogas e de armas, que recebem verbas da lavagem de dinheiro e que são bancados pelos partidos do crime. Ainda mais, o sistema de policia, o conceito está ultrapassado. Hoje, não há mais cabimento haver policia militar, no sentido etimológico da palavra. Em uma sociedade que se diz Democrática de direito, República Federativa, é inconcebível a idéia retrógrada de militarismo, que nos remete ao AI 5, que nos faz recordar do tempo em que a Ditadura se instalou no nosso pais. Policia militar faz lembrar Ditadura, DOPS, CENSURA, TORTURA e por ai vai...

A verdade é que o atual sistema de policia está falido, é inconcebível se ter uma policia militar, que prende seu soldado, que usa códigos de disciplina de 1964, que pensa como força auxiliar do exercito, que foi preparada para guerra e não para o convívio pacífico com as comunidades. Policias onde o soldado não é gente, não é tratado como cidadão que também paga os seus impostos, que é visto pelos seus superiores como apenas um número, que não é levado ao respeito, que não tem acatado suas idéias, que se morrer em serviço ou fora dele os "direitos" humanos nem sequer liga pra família pra saber se precisa de alguma coisa. Esse sistema de policia está acabado, não dá certo, e se a sociedade quer uma cultura de Paz, tem que começar pela policia, pelas leis que beneficiem ao cidadão de bem, por leis que possam realmente restaurar o preso, tratando -o com dignidade para que ele possa cumprir toda sua pena e não apenas parte dela na cadeia, sem direito à saidinhas de indulto, mas com respeito como um ser humano que errou e que tem direito a uma segunda chance, mas que pague sua dívida para com a sociedade de forma integral, que trabalhe, que plante, que capine, que limpe ruas, que quebre pedras, ou que tampe buracos, não importa, o preso tem que trabalhar. Que tenha condições de estudar, de aprender a ler e escrever, de se conscientizar dos seus erros, que tenha acesso a um tratamento humanitário por parte do sistema prisional, pois é inconcebível numa cela onde deveriam estar 10 detentos se ter 50 ou 60, de terem que revezar para poder dormir, cagar, mijar, se peidar então...


A cultura de paz deve começar em casa, não deixe seu filho, sua filha ser educada pela TV, acompanhe o que a criança, o jovem faz na frente do computador, separe um período do seu dia para conversar ou mesmo brincar com seu filho, com sua filha. Sente pra falar de sexo com o adolescente, se você não falar, o mundo vai ensinar, por conta disso é que cada vez mais jovens ficam grávidas na adolescência e cada vez mais cedo, ou seja, Crianças gerando outras crianças, e que futuro terão?


Não adianta abaixar a Maioridade penal e a sociedade não se abaixar e ouvir o que as crianças têm pra dizer, o que os jovens têm de dúvidas, não adianta remediar, temos é que tratar o problema de frente e trabalhar para solucionar as Causas. A cultura de Paz se estende na escola, que é o primeiro convívio em sociedade que a criança conhece após a família, que a criança seja valorizada, que a educação possa ouvir o que o jovem, a criança gostaria de aprender, que realmente possa haver conhecimentocompartilhado, troca de experiências, vivências. Que possa haver aulas realmente interessantes, tanto pro aluno quanto pro professor. O sistema de Políticas Publicas pra Educação está ultrapassado, está falido mesmo. Há que se pensar num modelo diferente de escola onde se preocupe mais com as pessoas do que com os bens, com o aluno do que com o prédio, com o professor do que com as cargas horárias, as programações, os "planejamentos", os cumprimentos de metas, e toda essa parafernália que enlouquece e que pouco acrescenta de real, de verdadeiro para a formação de pessoas de cidadãos para a sociedade.


Que o professor seja valorizado, não só financeiramente, mas como pessoa, como profissional, como alguém que recebe crianças como folhas em branco, e que possam escrever nessas "folhas" uma história bem bonita, que dê orgulho de serem "lidas", mas que não seja o único com essa missão, que essa missão seja compartilhada com a família, que seja compartilhada com a sociedade. Hoje os pais largam seus filhos para serem "educados" pela escola como se não tivessem nenhuma responsabilidade sobre isso, não participam de reuniões e quando o fazem é para criticar o trabalho do professor que por sua vez erra também, mas não por que quer, mas por que tem que dar aula em duas, três escolas pra compor renda, que cada sala de aula que deveria ter 20 alunos ( o sonho ) tem 35, 40, ou seja, uma educação massificada, para que o Governo possa "conduzir" esse "gado", dando-lhe penas pão e circo...


A cultura de Paz deve começar pela sociedade, no tocante ao cobrar das autoridades resultados, ao cobrar dos políticos propostas e comprometimento, ao se conscientizar politicamente e não somente ir em época de eleição e votar no fulano porque me deu uma cesta básica, ou no ciclano porque é bonitinho ou bonitinha, ou porque tanto faz, é tudo ladrão mesmo, então voto em qualquer um, etc. Interessante é que se o Time de coração perde, então vai um monte de gente e fica criticando o técnico e vai e pressiona a Diretoria do Clube, etc. Sabe a escalação de cor, os dias de jogos, os hinos e gritos de guerra e etc. Mas esses mesmos, não sabem quem são seus representantes políticos, nem de cor o Hino Nacional e nem se preocupam de pressionar os Governantes sobre o que estão fazendo para melhorar as condições de vida e onde estão ou vão gastar o dinheiro arrecadado com o pagamento dos impostos. A Cultura de Paz começa com uma mudança de MENTALIDADE. Para uma Cultura de Paz, que possamos começar a mudar eu e você, nós, para uma política Honesta e que realmente nos represente. Para uma Educação realmente Laica para todos, que forme de verdade, homens e mulheres melhores. Para uma policia eficiente e que valorize ao seu policial, que não precise fazer bico para compor renda e que tenha mais tempo para ficar com a família e educar aos filhos. Uma policia que seja respeitada não por impor a força, mas por emitir o respeito e se fazer respeitada, que ande lado a lado com o cidadão de bem, que seja aliada, protetora e amiga.


Que o recluso preso possa ter tratamento digno, que trabalhe pra pagar a sociedade o seu crime, que cumpra integralmente sua pena na cadeia, mas que essa não seja apenas um depósito de gente, mas que seja um local que possibilite a essa pessoa ter acesso à educação, ao trabalho, a valorização como gente e que possa se arrepender dos seus crimes e quando for o tempo estar apto para o retorno do convívio em sociedade. Isso não é utopia não, Vemos Igrejas nos presídios que já fazem esse papel, que presos que se arrependem e se convertem e que quando soltos, passam a ter uma nova vida. Mas essa não deve ser somente a responsabilidade de igrejas, mas de toda a sociedade, uma que um preso custa mais pra sociedade em termos financeiros do que um aluno, do que um jovem em um curso de qualificação profissional. Que nós como sociedade, possamos valorizar e respeitar os Idosos, que possamos dar oportunidade de emprego para os pais e Mães de Família com mais de 40 anos, que pro mercado de trabalho estão velhos, mas que na verdade tem ainda muito pra oferecer e experiência de vida que os Jovens ainda não têm.


Que nós possamos, POR UMA CULTURA DE PAZ, olhar ao outro como se fossemos nós mesmos, termos empatia pelo outro, pelo próximo, que ao vermos pessoas vivendo nas ruas não troquemos de calçada, mas que os acolhamos como a irmãos, a parentes chegados.Não que devamos legar mendigos para viver em nossas casas, a idéia não é essa, mas que os impostos que tanto pagamos, que trabalhamos quatro meses e meio do ano para pagar impostos, proporcione condições dignas para que essas pessoas não vivam mais nas ruas, que tenham sua auto estima recuperada e que possam voltar a viver de forma digna, através do trabalho e não de esmolas.

POR UMA CULTURA DE PAZ, vamos deixar o EU de lado e começar a pensar no NÒS.

Vamos deixar o individualismo de lado e pensar no COLETIVO.

Vamos parar de deixar PROS OUTROS FAZEREM e vamos começar a FAZER NÓS MESMOS a DIFERENÇA.

Deus tem te dado todos os dias um novo dia a cada dia. Que possamos usufruir melhor desse dia, que das 24horas do dia possamos fazer dessas horas, um tempo melhor. A cada dia que acordares possas pensar: Hoje será um dia melhor!!!


POR UMA CULTURA DE PAZ, QUE O SEU ONTEM SEJA PIOR QUE O SEU HOJE E, QUE O SEU HOJE SEJA PIOR QUE O SEU AMANHÃ...


POR UMA CULTURA DE PAZ, não deixe pra Amanhã o que você pode fazer Hoje.


POR UMA CULTURA DE PAZ, Abrace o seu filho, sua filha, diga que os ama e mesmo que tenhas que sair pra trabalhar, diga a eles que já está com saudade e que os verá à noite. Beije sua Esposa como se fosse o último beijo, Beije o teu marido como se fosse o Galã da novela das oito, aquele beijo, entende?

E diga pra ele ou pra ela que é a pessoa mais importante da tua vida, que te deu filhos maravilhosos.

Mas isso não é verdade, pode dizer você. Mas pratique todos os dias isso e verás que irá se tornar verdade, a CULTURA DE PAZ é mudança de atitude, é dizer te amo mais vezes, é dizer obrigado por você existir, é agradecer muito mais do que reclamar, é ser grato pelas coisas alcançadas ao invés de frustrado por aquelas que não conseguiu alcançar.


POR UMA CULTURA DE PAZ, mude eu, mude você.


Vamos Juntos, começar essa MUDANÇA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário