quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comandante da Guarda Municipal de Ribeirão Preto se pronuncia sobre a CIPA


Na semana passada tivemos as eleições da CIPA, Comissão esta que embora muitas vezes deixada de lado, representa um papel importantíssimo para a preservação da saúde do trabalhador.


Me considero até suspeito para elogiar e ressaltar a importância da CIPA, pois já tive a grande honra de presidir a CIPA GCM no período de 2003 e 2004, período no qual enfrentamos certa resistência, mas obtivemos importantes vitórias, tais como: somente GCM´s armados trabalharem em motos e vtr´s, uso de protetores auriculares nas instruções de tiro, indicar apenas o endereço GCM na funcional e não mais o residencial, curso de brigada de incêndio e até mesmo garantimos que deixassem aos GCM´s pó de café e utensílios na cozinha no período noturno (até p/ isso precisamos brigar na época), entre muitas outras coisas.


Sou um apaixonado pelo tema saúde e segurança do trabalhador e como Superintendente tenho buscado atender a tudo aquilo que a CIPA solicita desde de seu início sem obter êxito.


Tenho atendido diversas solicitações da CIPA GCM, que visam propiciar qualidade de vida, condições dignas e seguras de trabalho aos GCM´s. Vejamos o que já foi feito em seis meses (janeiro a julho de 2009):

• aquisição de protetor solar;
• colocação de grade de proteção nas vtr´s Blazer e Paratis;
• reforma do banheiro, que passou a ter dois vasos sanitários, um mictório e dois chuveiros; (antiga solicitação);
• aquisição de filtro de água;
• Escala de dois GCM´s com dois rádios de comunicação nas Distritais de Saúde;
• Campanha de Vacinação da Gripe;
• aquisição de garrafas térmicas para garantir aos GCM´s água gelada em treinamentos e eventos;
• Nomeação de membro da Cipa na Comissão de Licitação.

Não me vanglorio por ter atendido estas solicitações, pois sei que não fiz mais que minha obrigação e também porque sei que ainda resta muito por fazer e tenham certeza que farei o máximo possivel para garantir aos GCM´s condições seguras e dignas de trabalho.

Estou feliz por perceber que os GCM´s têm se interessado pela CIPA e voluntariamente se candidatado a ocupar a nobre e honrosa missão de ser cipeiro. Neste pleito tivemos 6 (seis) candidatos disputando 2 vagas, sendo 1 titular e outro suplente. Quem não se lembra do passado, quando era necessário ficar implorando para se conseguir candidatos?


O GCM está mudando, tornando-se mais politizado e conhecedor de seus direitos e somente assim podemos contribuir para o desenvolvimento de nossa amada instituição.

Conclamo a todos os GCM´s, independente de ser cipeiro eleito, participem das reuniões. A opinião de todos é de suma importância e quanto mais GCM´s participando das reuniões mais legítimas as solicitações. Novamente, retorno ao passado, quando as reuniões da CIPA deixavam de acontecer por falta de quórum - felizmente vivemos novos tempos e espero que as reuniões futuras estejam repletas de GCM´s.

Por fim, parabenizo a todos os candidatos a cipeiro (eleitos e não eleitos), desejo sucesso nesta missão que se inicia e deixo claro que a Administração é parceira da CIPA. Aliás, todos temos um único lado - "a Guarda Civil Municipal".

Coloco-me à disposição para esclarecer eventuais dúvidas, críticas e sugestões.

Saudações Azul Marinho!


André Luiz Tavares

Superintendente

Guarda Civil Municipal-RP

Nenhum comentário:

Postar um comentário