terça-feira, 25 de agosto de 2009

Guarda Municipal de Varginha - Guarda Municipal afasta “flanelinhas”

Por: Líneker Silveira/ Jornal Gazeta de Varginha

O motorista deixa o carro estacionado e quando volta recebe ameaças para que pague por um serviço que não pediu e que nem mesmo foi realizado. Conhecidos como "flanelinhas", os garotos dizem vigiar os carros em via pública e muitas vezes chegam a ameaçar motoristas que não pagam o abuso. Essa cena era presenciada todos os domingos próximo ao Mercado Produtor, em Varginha, até que a Guarda Municipal começou a fiscalizar o local. "Hoje não há mais essa extorsão. É um trabalho que garante o direito do cidadão", afirma Margarida Vieira, motorista que notou a ausência dos "flanelinhas".


Em janeiro deste ano o Jornal Gazeta publicou uma matéria sobre ações desses "falsos vigias’. Cerca de 15 indivíduos extorquiam os motoristas que iam ao Mercado Produtor nas manhãs de domingo. O valor cobrado era de R$ 1 e não há garantia pela proteção do veículo. "Hoje a realidade é outra. Nem pode ser comparada com o abuso que sofríamos no início do ano"
Guardas Municipais ainda participam da operação. O objetivo é dar continuidade ao afastamento de atividades que levam os cidadãos a caírem em golpes de extorsão. Quatro indivíduos foram detidos em apenas um dia por praticar esse tipo de extorsão no início do ano.

Ruas próximas a Igreja Divino Espírito Santo (matriz) também eram pontos escolhidos pelos "flanelinhas" aos finais de semana. "Já fui ameaçado por não ter dado dinheiro", contou Daniel Mendes. Um guarda também já foi ameaçado ao recusar o pagamento e teve seu carro danificado.

Extorsão é crime e o motorista não deve ceder às chantagens. A Guarda Municipal deve ser acionada e registrar o Boletim de Ocorrência.

Ações
Carros arranhados, retrovisores arrancados e muito bate-boca com o dono do veículo. Assim agem os "flanelinhas" quando não recebem o dinheiro. Alguns até murcham os pneus dos carros.

A Guarda Municipal continua em patrulhamento pela cidade. Muitos "flanelinhas" fogem ao ver os guardas: "eles saem correndo e se escondem. Mas logo voltam a agir e são surpreendidos". A Guarda Municipal atende pelo telefone 153.




Fonte: Gazeta de Varginha

Nenhum comentário:

Postar um comentário