O curso de requalificação da Guarda Municipal, que vinha sendo realizado desde 1º de junho, foi encerrado com a entrega de certificados de conclusão a todos os 95 integrantes da corporação, em cerimônia realizada na terça-feira, 18, no Ginásio Santo Breda Sobrinho. O evento contou com as presenças do vice-prefeito Antônio Carlos Martins - representando o prefeito Toninho Bellini, que não pôde comparecer devido a um compromisso marcado anteriormente - e do secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Antônio José Rodrigues Gonçalves de Almeida."Parabenizo a todos os formandos, que se esforçaram na busca do aprimoramento através do curso, para a prestação de um serviço cada vez melhor para a população", comentou o coronel Almeida, lembrando que a grade curricular foi montada com base no Plano de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tendo como foco o policiamento comunitário.
O aprendizado, com 150 horas/aula, foi ministrado no CVT Prefeito José Casimiro Rodrigues pela MC Psicologia, de Limeira, que venceu a concorrência promovida para essa finalidade e já realizou cursos similares em várias cidades, entre as quais Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Os Gms participaram de aulas teóricas e práticas, compreendendo matérias como Policiamento Comunitário, Noções de Direito, Psicologia Funcional, Técnicas Policiais, Tiro, Defesa Pessoal e Direção Defensiva.
Mesmo com a entrega dos certificados, o secretário de Defesa Social lembrou que prosseguirá até o final de setembro a oficina de Prevenção à Violência, que os Gms vêm realizando para os alunos de 4ª e 5ª séries de todas as Emefs como parte da conclusão do curso. Além de enfatizar a prevenção à violência, a oficina transmite orientações aos estudantes sobre outros tópicos importantes, como combate às drogas, cuidados no trânsito e segurança, sendo acompanhada de distribuição de cartilhas temáticas."Esse exercício proporcionará a nossos guardas a experiência necessária para a realização dessa iniciativa em mais escolas de Itapira", salientou o coronel Almeida, lembrando que o projeto conta com o patrocínio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ele acrescentou ainda que há planos de se estender a oficina para escolas estaduais e entidades que atendem crianças e jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário