
Semana do Meio Ambiente
A natureza e seus inúmeros obstáculos. Não é difícil casar aventura (adrenalina e muitos tombos) com Meio Ambiente. Cerca de 70 aventureiros se lançaram em meio à mata do Vale Comanche na manhã de ontem em mais um evento da "Semana do Meio Ambiente", acompanhados de representantes da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara) e da GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Civil.Durante a trilha, os participantes tiveram a oportunidade de observar as peculiaridades de algumas espécies de vegetação inclusive plantas medicinais, o processo de fotossíntese, a importância do húmus natural e o perigo iminente ao qual a mata está exposta devido à proximidade da plantação de cana-de-açúcar, sempre apontados pelo presidente da associação, Paulo Bachin.Também foi possível encontrar "rastros" de trilhas de Motocross. "Infelizmente é assim. Não pode ter um lugar bonito, um lugar preservado que tem sempre alguém para estragar. Eles vêm aqui e cortam as plantas para poderem passar com as motos", frisou um dos membros da Apasb, Nilton Costa.Entre um e outro "piso em falso", os pontos que mais chamaram a atenção foram: a ponte natural, resultado da ação da chuva e do tempo em terreno argiloso; um pé de Peroba com cerca de 200 anos de idade; e uma Figueira Mata-Pau e seus mais de 60 metros de altura, a maior árvore da Mata Atlântica.
Ainda houve duas pausas para um momento musical com Bachin.A interação entre os aventureiros se deu entre as descidas e subidas dos locais mais acidentados. Alguns trechos só foram possíveis atravessar com a ajuda da GPA da Guarda Civil e de outros participantes.
Mesmo com problema no joelho, Lazara Lurdes Barbosa Petian não desanimou para subir em um dos maiores trechos. "Nós viemos aqui há 5 anos, mas nunca tínhamos andado e entrado tanto assim na mata", frisou seu marido, Nelson Petian, 67 anos. "Não vai ser o joelho ou a idade que vai nos impedir", completou com um largo sorriso.Entre muitos veteranos, alguns estiveram no Vale pela primeira vez, como as crianças do Grupo de Escotismo "Uirapuru" e o biólogo Neto Schimidt. "Aqui é maravilhoso. Descobri um lugar conservado. Não achei que encontraria tudo isso aqui em Santa Bárbara". Membro do Projeto Geração 21 no Conjunto Habitacional Romano, após a experiência, Neto se animou em levar "a garotada para conhecer também".Aproveitando a oportunidade, o vendedor Rafael Pasquotto plantou uma muda de Pau-Brasil - que o acompanhou durante metade do caminho. "Andei muito por aqui de bicicleta, mas há muito tempo não vinha", disse. Representantes da Apasb plantaram ainda outras cinco mudas no Vale do Comanhe.Após aproximadamente duas horas caminhando no meio da mata, o passeio deixou um gostinho de "quero mais", tanto que um grupo de jovens percorreu todo o trecho SP-135/Centro de Santa Bárbara caminhando. 'Semana' termina amanhãO encerramento da Semana do Meio Ambiente acontece hoje na Chácara Wolf.Às 9h, a Estação Cultural promove um especial do Canta Santa Bárbara e, após as apresentações, um passeio de motos sai do local rumo à Chácara Wolf, onde haverá Trenzinho da Ecologia, shows, barracas e plantio de mudas pelos membros dos motoclubes barbarenses (Moto Clube de Santa Bárbara, "Leão da Treze" e "Duas Águias").
_______________
Morreu no início da noite de sexta-feira 05/06, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Bárbara onde estava internado havia cinco dias, Ailton Martins de Campos, 57 anos, morador no Jardim Europa IV.Ailton que era ex-presidiário, foi encontrado em sua casa no dia 1º de junho, caído no quarto com ferimentos na cabeça.
Foi socorrido por guardas civis e encaminhado ao HSB onde permaneceu internado. Mas não resistiu aos ferimentos.Caberá agora a equipe do delegado Rômulo Gobbi, do 2º DP apurar os autores da agressão que culminaram com a morte de Ailton.
__________

Durante a madrugada de ontem, (06/06), dois jovens e um adolescente foram presos em flagrante por roubo praticado no Jardim Batagin. Os acusados inclusive estavam acompanhados das mulheres e até de um bebê.ROUBO E PRISÃO - Por volta de 1h15 da madrugada de ontem, W.R.S,23 anos, estava trocando o pneu do seu veículo Stilo na Rua Ipanema, no Jardim Batagin quando chegaram três indivíduos. Um deles fazia menção de estar armado e anunciou roubo. Apoderaram-se de R$ 80,00 em dinheiro e um cheque de R$ 200,00. Sairam a pé e adentraram no veículo Palio, placas DMO 2507.
Uma viatura da Equipe de APOIO da Guarda Civil, com os patrulheiros Gerson, Sandrim e José, depararam com o carro e teve início a perseguição. O carro somente parou quando caiu em uma vala no final da rua. Dois dos ladrões tentaram fugir a pé e foram detidos, identificados como sendo Rafael Henrique Jacintho, 19 anos, do Jardim Mariana em Campinas e Humberto Gomes da Silva, 24 anos, do bairro São Domingos, também em Campinas. O terceiro envolvido é um adolescente de 15 anos morador no Jardim Cavalheiro.No Palio estavam a esposa e o filho (bebê) de Humberto e a namorada de Rafael.Conduzidos até o plantão, o trio foi autuado em flagrante (o adolescente foi recolhido) pelo delegado Rômulo Gobbi. Rafael e Humberto já tem passagens anteriores por furto de veículo. Foram levados para a cadeia de Sumaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário