Ex Secretário de Santa Barbara d'Oeste denuncia subutilização da Guarda Municipal


Segue abaixo texto de carta enviada ao Jornal "Diário" de Santa Bárbara d'Oeste onde o Ex Secretário Municipal de Governo critica a atual administração pelo descaso com a Guarda Civil:
Fonte: Jornal "DIÁRIO"
Santa Bárbara d’Oeste 6 de junho de 2009
"Para quem não sabe a guarda municipal de Santa Bárbara d´Oeste tem 155 guardas civis, patrulheiros e amigos.
Homens e mulheres treinados para além de serem amigos, além de guardarem os próprios municipais, ajudar e muito na segurança pública.
Sumiram da rua, não os vemos mais. Esporadicamente estão no centro da cidade. É que o novo Prefeito, retirou os patrulheiros da rua, eles agora andam a pé, tem quilometragem dos carros limitada para as rondas, tiveram todo o comando e estrutura alterados.
Não podem mais fazer bloqueios de trânsito (promessa de campanha do Mário Heins) para não "incomodar" os jovens que se divertem nas ruas da cidade. Não fazem mais abordagens em estabelecimentos (bares), pois se fizerem muitos terão de ser fechados por falta de condições de funcionamento e de alvará, inclusive o do Secretário de Governo atual que inferniza toda uma região da cidade com seu Bailão de final de semana.
Afinal o governo Heins tem estimulado a freqüência aos bares, promove campeonato de piadas nesses locais nos finais de semana, que cultural, que educativo, que beleza de evento: piada em bar.
Não acho que vai ter piada melhor que o próprio Prefeito, pode ser que ele perca para àquela do Secretariado, que só pode ser uma grande tiração de sarro da nossa cara. Não se preocupem a cidade vai ser motivo de piada por décadas ..., ganha qualquer campeonato.
Enquanto riem, na mesma região do Bailão, os bairros Vila Grego, Residencial Furlan, Vila Brasil e adjacências tem sido aterrorizados por furtos e roubos. São ocorrências policiais de todas as naturezas. Em tão pouco tempo e a bandidagem está de volta naquela região, com duas ou três ocorrências diárias que são publicadas na imprensa local.
A lição que se toma é que a Guarda Municipal fazia a diferença. Os patrulheiros patrulhavam, de viatura, de dia e de noite. Eram reconhecidos, quando chamados atendiam, seguravam todo tipo de problema e ocorrência.
Eram técnicos e não políticos. Receberam equipamento, treinamento e qualificação. Desfilavam ordem e obediência. Eram severamente punidos por transgressões. Não eram só amigos, eram certeza de proteção e maior tranqüilidade. Não guardavam só a casa do Prefeito, tinham por toda a cidade o mesmo respeito e cuidado.
Observem que os patrulheiros são os mesmos, e nós estamos sentindo falta deles."
Joel José Pinto de Oliveira - Ex-Secretário de Governo
Infelizmente estes fatos vem acontecendo, basta acompanhar as notícias recentes nos jornais de nossa Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário