sexta-feira, 17 de abril de 2009

Guarda Civil de Barueri terá monitoramento por fibra ótica




Com o objetivo de aumentar a segurança na cidade de Barueri, o prefeito do município assinou na tarde de terça-feira, 14, a contratação de uma empresa que implantará fibras óticas por toda a cidade. Denominado “infovia” -, sistema que transmite informações através de fibra ótica – a tecnologia permite uma comunicação rápida e precisa, interligando todas as repartições públicas e malha viária. As unidades de saúde, escolas e praças esportivas também serão monitoradas pelo sistema.
A conexão torna-se possível diante de um cadastro único de dados. Toda a cidade será monitorada, através de câmeras, por uma central, diretamente interligada à Guarda Municipal. Além do monitoramento, que contribuirá com a redução da criminalidade, a infovia permite o acesso de dados a qualquer unidade de instituições públicas, em tempo real.
Para o prefeito, quem sai ganhando com a implantação do sistema é a comunidade, pois a velocidade da informação contribuirá com a eficácia da segurança. “Desde que foi implantado o vídeo monitoramento em Barueri houve um índice de redução da criminalidade em 30%”, conta o prefeito. “Com a implantação da infovia o monitoramento terá mais qualidade e velocidade.”Outras vantagensCom a nova tecnologia, haverá também um sistema de intranet, em que os funcionários poderão se comunicar entre si, sem utilizar uma operadora telefônica - com isso haverá uma economia nos gastos públicos.A infovia permitirá uma integração entre todas as bases de dados das secretarias municipais, oferecendo mais qualidade na gestão de políticas públicas à população. Um exemplo será a criação do cadastro único - o munícipe utiliza o serviço de saúde pública, e se ele precisar utilizar algum outro serviço social não será necessário fazer o cadastro novamente.
A previsão para que todo sistema seja implantado é de sete meses. “É um grande salto de tecnologia para a cidade, além de ser possível criar a inclusão digital”, finalizou o secretário de Segurança Edson Santos da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário