domingo, 27 de outubro de 2013

Destaque nacional da Guarda Civil Municipal de Sorocaba






MUNICÍPIO DE SOROCABA ATRAVÉS DE SUA GUARDA CIVIL É REFERÊNCIA NACIONAL NA INTEGRAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA LOCAL

O município de Sorocaba, através de sua Guarda Civil Municipal, foi considerado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais como modelo operacional e referência nacional na Integração das Forças de Segurança. O fato ocorreu na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, durante a realização do XIII Congresso Nacional das Guardas Municipais que este ano abordou o tema: “Municípios, Estados e União – Segurança Pública com Integração”.
A Associação Nacional das Guardas Municipais levou ao conhecimento do Conselho Nacional a atuação da corporação que, após reconhecido destaque pelos órgãos de imprensa e internet, convenceu o presidente da instituição a oficiar o Senhor Prefeito Antônio Carlos Pannunzio, no sentido de autorizar a apresentação de uma palestra sobre os modos operacionais, filosofia de polícia comunitária como princípio da instituição e a integração com as forças de segurança local.
O Inspetor Comandante Geral Benedito da Silva Zanin, representando o Senhor Prefeito, levou todo o conhecimento e experiência da Corporação, através de palestra ministrada aos mais de 100 municípios de todo o país ali representados e aos 52 Comandantes Gerais de Guardas Municipais, membros natos do Conselho.
Participaram também como palestrantes, o Senhor Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco (equivalente ao Secretário de Segurança Pública de Estado de São Paulo), Dr. Wilson Damázio, que abordou o tema “Participação dos Municípios na Segurança Pública” e a apresentação do Programa do Governo Estadual “Pacto Pela Vida”, cujo objetivo é prevenir a violência e reduzir a criminalidade, estabelecendo parcerias com os municípios.
O Inspetor Flávio Romarico, gerente geral de operações de transito da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano de Recife, cidade anfitriã do evento, ministrou a palestra sobre a proposta de Lei 1.332/03, que tem por objetivo regulamentar o parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal e padronizar as Guardas Municipais em todo o país, projeto que já foi aprovado em todas as comissões da Câmara dos Deputados Federais, aguardando agenda para votação na plenária.
Também palestrou no evento, o Doutor em Direito Público do Sul do país, e advogado, André Luís de Carvalho, que abordou o tema “A Guarda Municipal no Contexto da Segurança Pública”.
Além da Palestra o Comandante Geral da Guarda Civil de Sorocaba, foi mediador dos debates que ao final gerou a “Carta de Intenções”, que após apreciada pelo Conselho Nacional das Guardas e outorgada pelos seus membros natos, torna-se documento de parecer e recomendações que posteriormente será enviado à Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, ao Congresso Nacional e ao Prefeitos e Comandantes Gerais de todas as Guardas Municipais do país, tratando tal instrumento, de assuntos pertinentes, modos operacionais, planos de carreira, padronização de uniformes e armamentos, cursos de capacitação e aperfeiçoamento, dentre outros.

Ao final os representantes do município de Sorocaba, Comandante Zanin e GCM Relações Comunitárias - Mariano, receberam diversos convites para ministrarem palestras nos Estados do Norte e Nordeste do país, inclusive em encontros de prefeitos daquelas regiões.

enviado pelo nosso irmão Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário