Prefeitura e governo federal investiram R$ 900 mil no novo espaço. Foto: PMSBC/Raquel Toth/ Divulgação
Quarta Inspetoria Regional da cidade funcionará com 104 GCMs, sete viaturas e nove bicicletas
O prefeito Luiz Marinho inaugurou no sábado (08/12) a Inspetoria Regional da Guarda Civil Municipal do Rudge Ramos. Criada pela Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Bernardo, como parte do Programa de Descentralização da GCM, esta é a 4ª unidade do município, que contou com recursos do tesouro municipal e do governo federal, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania), do Ministério da Justiça.
Com investimento aproximado de R$ 900 mil, entre obras, equipamentos e instalações, a nova inspetoria beneficiará a região do Rudge Ramos e facilitará o deslocamento da GCM para as demais áreas residenciais. Serão 104 GCM’s, sete viaturas e nove bicicletas, que atenderão cerca de 45 mil habitantes.
Com a presença do efetivo da Guarda Civil Municipal da região, o chefe do Executivo ressaltou a importância da GCM para os moradores da cidade. “Tenho a convicção de que a partir deste espaço a população dessa região vai se sentir mais segura. Aproximar a GCM da comunidade, qualificando ainda mais o trabalho já desenvolvido, é o principal objetivo da descentralização”, disse Marinho.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Benedito Domingos Mariano, a atual gestão mudou o formato de formação da guarda civil. “O novo estatuto valoriza a atuação dos guardas, além de melhorar as condições do trabalho com normas claras, valorizando o profissional e melhorando o trabalho da Guarda Civil Municipal”, destacou.
O programa de descentralização da GCM foi definido pela atual administração em 2009 e colocado em prática pela Secretaria de Segurança Urbana em áreas prioritárias como Batistini/Alvarenga, Taboão/Paulicéia, Rudge Ramos, Assunção, Riacho Grande e Centro. O objetivo é facilitar o desenvolvimento das rondas de vigilância e prevenção, além de garantir a segurança escolar nas 189 unidades municipais da rede de ensino.
Meta
A partir de janeiro de 2013, o efetivo será ampliado com a conclusão da formatura de 270 novos homens e mulheres. Com a chegada destes GCM’s, a Prefeitura cumprirá sua meta de ter mil homens e mulheres em seu efetivo. Com isso, proporcionalmente, a Guarda Civil de São Bernardo será uma das maiores do Estado de São Paulo e uma das cinco maiores do País.
Fonte:ABC MAIOR
Fonte:ABC MAIOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário