SANTO AMARO (BA) - Como forma de reconhecimento à importância de Dona Canô, matriarca da família Velloso, que morreu na manhã desta terça-feira, o governador da Bahia, Jaques Wagner, decretou luto oficial de três dias em todo o estado. O político viajou de Salvador para Santo Amaro para prestar homenagem à mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Acompanhado da primeira dama, Fátima Mendonça, e do Secretário da Casa Civil, Rui Costa, o governador informou que planeja uma forma de realizar uma grande homenagem a Dona Canô. Aos 105 anos, ela passou a noite de Natal ao lado dos filhos, netos e bisnetos, e teria passado mal na madrugada desta terça. Logo depois, morreu cercada pela família.
- Esta foi uma grande perda para a Bahia. Dona Canô se tornou uma grande unidade em nosso Estado, principalmente por causa de todo o seu carisma. Vamos estudar a possibilidade de fazer uma grande homenagem pela mulher que ela foi - disse Wagner, que ficou na casa de Canô por cerca de uma hora e partiu em viagem de volta a Salvador.
Dona Canô foi velada primeiro em uma cerimônia apenas para a família e para amigos, em sua casa, em Santo Amaro, e depois em cerimônia foi aberta ao público, por volta das 18h, no memorial Caetano Veloso, também na cidade.
Segundo informações da assessoria de imprensa de Caetano Veloso, a matriarca será enterrada às 10h, desta quarta-feira. Antes, haverá uma missa de corpo presente na Igreja Matriz de Santo Amaro.
No último dia 15 de dezembro, Canô foi internada no Hospital São Rafael, em Salvador, depois de sofrer um ataque isquêmico cerebral. Na sexta-feira, ela recebeu alta, pois seu maior desejo estar cercada pela família.
“O maior desejo de D. Canô é passar este momento da sua vida no seu ambiente familiar. De modo consciente e uníssono, a família optou por realizar esse desejo e as equipes técnica e diretiva do Hospital São Rafael só têm que ajudá-los a fazê-lo da forma mais segura possível”, informou o último boletim médico.
Maria Bethania decidiu cancelar seus próximos compromissos antes mesmo da notícia da morte de Dona Canô. Os shows dos dias 8 e 9 de janeiro, em Porto Alegre, foram adiados. A nova data ainda será informada. Esta será a segunda vez que a artista adia apresentação na capital gaúcha. Em novembro, ela precisou cancelar o show por recomendação médica.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/governador-da-bahia-decreta-luto-de-tres-dias-no-estado-pela-morte-de-dona-cano-7132754#ixzz2G6kRtbDG
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário