Ministério da Justiça liberou R$ 400 mil para a Secretaria de Segurança.
Dinheiro será utilizado também para comprar carros e computadores.
O Guardas Municipais de Araraquara (SP) passarão a utilizar, a partir de 2013, armas não letais, como pistolas elétricas de choque. O dinheiro para a compra do equipamento foi liberado pelo Ministério da Justiça, após convênio firmado com a prefeitura. Ao todo, R$ 400 mil foram liberados para a Secretaria de Segurança.
Segundo o secretário Eli Schiavi, 25 armas de choque para imobilização devem ser compradas para uso de parte do efetivo, que hoje conta com 90 guardas municipais. “A compra depende de autorização do Exército, que só será solicitada após a vinda do dinheiro, que pode demorar até 40 dias depois de empenhado”, afirma Schiavi.
Além da compra das armas, está previsto um curso de capacitação dos guardas que utilizarão o equipamento. “Será utilizado no serviço de apoio e apenas a equipe de instrução poderá definir em que situações esse tipo de arma poderá ser utilizado”, afirma.
Atualmente, os guardas municipais de Araraquara são equipados com gás de pimenta, tonfa, uma espécie de cassetete, e coletes à prova de balas.
Além da compra das armas, os recursos liberados devem ser usados em investimentos no setor, com a compra de mais três veículos, três notebooks, 15 computadores, 25 rádios comunicadores, impressoras e mobiliário.
fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/12/guardas-municipais-usarao-armas-nao-letais-em-araraquara-sp-400-mil-liberados.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário