Monitoramento rastreia balão que caiu no bairro da Roseira. Sete pessoas foram detidas



Sete pessoas, sendo dois deles adolescentes, foram detidas por guardas municipais no bairro da Roseira na tarde de ontem (30) tentando resgatar um balão.

Segundo informações do Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal, o monitoramento da GM, já fazia o rastreamento de um balão logo que caiu em uma chácara na região do Caxambu. Viaturas rapidamente se deslocaram para o bairro.

Segundo a GM, o proprietário da chácara ligou para o telefone 153 dizendo que um grupo de 40 pessoas estava invadindo o local para resgatar o balão, que media aproximadamente 6 metros de altura e que estava com a tocha apagada.
Uma viatura composta pelos guardas Cabral, Gasparetto, Brito e Ederson, foram até o bairro a chácara e se depararam com o grupo de baloeiros que ao verem a viatura tentaram fugir.

Os guardas detiveram três veículos com sete pessoas neles. Todos moradores na capital paulista, sendo que dois eram adolescentes.

Com o apoio de outras viaturas, os detidos e o balão foram encaminhados até o Plantão Policial. Os indivíduos admitiram que estava tentando resgatar o balão que  havia sido solto na região de Osasco, havendo inclusive, registro deles no ato da soltura, gravado em seus aparelhos celulares, comprovando serem os autores do crime ambiental previsto no art. 42 da Lei nº 9.605/98. Os telefones celulares de cada um deles também foi apreendido.

A delegada de plantão, Dra Sandra Maria Leardini determinou que os detidos fossem enquadrados por crime ambiental de soltura de balão, além de crimes previstos no Código Penal, como invasão de domicilio, ameaça, dano, associação criminosa, entre outras condutas criminosas. Após registro, foram pela autoridade policial conforme manda a lei. contra o ambiente, violação de domicílio e associação criminosa e liberados em seguida. Os dois adolescentes foram liberados mediante a presença dos pais, sob termo de compromisso de apresentá-los oportunamente junto à Vara da Infância e da Juventude da Comarca, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Guarda Municipal de Jundiaí realiza periodicamente a fiscalização e o monitoramento de balões na cidade sendo que mensalmente ações são  feitas através de aeronaves, tanto na área urbana, quanto na rural e principalmente junto à Serra do japi, além de realizar sobrevoôs com helicóptero locado, para identificar possíveis locais de soltura de balões no município de Jundiaí e região. Esse trabalho também é feito em conjunto com o Aeroclube de Jundiaí, mediante termo firmado entre a GM e aquela Instituição, onde os pilotos que decolam a partir da aeroporto avisam o COT da GM sempre que visualizam balões.

A Guarda Municipal de Jundiaí, conforme política de segurança pública urbana do governo Pedro Bigardi, tem por atribuição legal, a proteção dos bens, serviços e instalações do Município, atuando na prevenção primária da violência e da criminalidade, além de supletivamente atuar também na prevenção secundária, nos casos de flagrante delito.


Obs: o vídeo estava gravado no celular de um dos detidos



por Luciano Guerino
foto GMJ



A publicidade dos atos da administração pública é um princípio estabelecido pela constituição federal, porém, a reprodução das informações e imagem transmitidas é de inteira responsabilidade dos veículos de comunicação.





Assessoria de Imprensa - Jornalistas responsáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário