Guarda Municipal de Jundiaí divulga números dos trabalhos neste semestre



A Guarda Municipal de Jundiaí através do setor de inteligência e estatísticas da corporação divulgou os números dos trabalhos realizados  no primeiro semestre deste ano

Segundo os números, foram quase 7 mil ligações atendidas pelo telefone de emergência 153 neste semestre, ou seja, mais 1000 atendimentos mensais. A GM registrou ainda cerca de 115 prisões em flagrantes, representando 20% a menos que no primeiro semestre do ano passado, quando foram registrados 139 prisões. 

Esse índice segundo o Comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz reflete a diminuição da criminalidade no município, conforme tem demonstrado a estatística da Secretaria de Segurança Pública.

O que tem chamado mais atenção é a quantidade de veículos recuperados na cidade, foram 132 veículos contra 112 do mesmo período do ano passado o que dá 18% a mais. Os mapas estatísticos criminais, obtidos através do sistema de monitoramento, permite identificar o perfil de crime e criminosos envolvidos nesse tipo de crime, o que orienta o emprego estratégico do patrulhamento comunitário da GM.

Houve ainda um aumento nas rondas em terminais urbanos. Foram quase 6 mil rondas neste semestre contra  quase 4 mil do ano passado, um aumento de 29%. As ações são realizada de forma conjunta com demais secretarias.

Os números mostram ainda um aumento no números de rondas nos Parques, Jardins Botânicos e calçadão do centro. Foram quase 4 mil rondas neste semestre contra  quase 3,8 mil em 2014. Essas rondas contribuem para a prevenção primária da violência e da criminalidade, conforme competência e atribuição da GM.

Em atendimentos  criminais, de forma supletiva, a Guarda Municipal através das equipes de Canil, Apoio Tático, motos e viaturas do patrulhamento atenderam cerca de 1417 ocorrências, 17% a mais que no segundo semestre do ano passado onde foram registrados 1210 atendimentos. Esse tipo de atendimento vincula a apresentação da ocorrência nos distritos policiais.

A Guarda Municipal trabalha principalmente na prevenção primária da violência e da criminalidade e supletivamente na prevenção e repressão de crimes, de forma secundária à outras forças policiais, além de integrar o Gabinete de Gestão Integrada do Município junto com os batalhões da Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Trânsito e Fiscalização do Comércio e outros órgãos públicos, onde mensalmente são feitas reuniões para a elaboração de estratégias para ações em conjunto.

No patrulhamento comunitário, houve ainda um aumento nos quilômetros rodados pela viaturas de patrulhamento. Neste semestre já foram contabilizados cerca de 595 mil quilômetros contra 549 mil do primeiro semestre do ano passado.

Finalizando, foram atendidas cerca de 4 mil ocorrências não criminais no primeiro semestre de 2014, contra 4,4 mil em 2015. Já as ocorrências criminais foram 1210 em 2014 e 1471 no primeiro semestre de 2015.


por Luciano Guerino
foto Luciano Guerino








A publicidade dos atos da administração pública é um princípio estabelecido pela constituição federal, porém, a reprodução das informações e imagem transmitidas é de inteira responsabilidade dos veículos de comunicação.




Assessoria de Imprensa - Jornalistas responsáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário