[Blog do Guarda Municipal de Tubarão] Curso capacita novos guardas municipais em Criciúma.



Após o término do período de aulas e estágios, aprovados estarão nas ruas reforçando a corporação
A nova turma de agentes da Guarda Municipal de Criciúma iniciou, na manhã desta segunda-feira (4), o período de aulas do curso de formação. Dos 50 chamados para a capacitação, 35 inscreveram-se na preparação para o trabalho nas ruas oferecido na sede do Serviço Social do Transporte/Sistema Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Os futuros guardas terão 600 horas nos bancos escolares e mais 40 horas de estágio nas ruas.

O cumprimento da carga horária se dará até o dia 7 de maio, em jornada dupla de aulas teóricas e práticas (das 8h às 12h e das 13h às 17h30). A grade curricular prevê o ensino de instrutores do próprio Sest/Senat, da Polícia Militar e da Polícia Ambiental. O norte seguido pelo curso, segundo a técnica de formação profissional do Sest/Senat, Sarita Bernardo Fernandes de Melo, está estabelecido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). “Estas normativas unificam todos os municípios que instaurarem as guardas municipais no Brasil todo. Acrescentamos bastantes conteúdos de trânsito, que foi uma deficiência percebida na grade antiga”, conta.

A proposta pedagógica foi estabelecida em parceria entre o Sest/Senat e a Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC). Os aprovados ao final do curso, segundo o superintendente de Operações, Trânsito e Segurança da ASTC, Faustino Biavati, vão ser incorporados à Guarda Municipal. “São eles os representantes do poder público nas ruas, nas praças, nos próprios públicos e instalações do município. Passa a ser o agente público que vai ajudar a população numa situação difícil, a proteção e a referência de respeito e humanidade perante os cidadãos criciumenses”, enfatiza.
Fonte: PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário