Superintendência de transporte reforça ações de orientação a condutores
O volume de multas aplicadas no trânsito do município no período de janeiro a maio deste ano baixou, em comparação ao mesmo período de 2009, segundo levantamento da Guarda Civil Municipal. Em 2009 foram registrados 897 autos, contra 765 este ano, processadas no Sistema Detran/RJ, servindo de parâmetro para as ações de educação no trânsito promovidas pelo governo municipal. A meta, segundo a Superintendência de Transporte e Trânsito, é terminar 2010 com até 15% menos multas aplicadas que em 2009.
Segundo o superintendente Roque Cerqueira, os dados comprovam que o condutor resendense está mais consciente e absorveu as alterações promovidas no trânsito com o projeto Urbano Humano, desde novembro de 2009. “A ação da Divisão de Educação para o Trânsito (DET) com suas campanhas de orientação, panfletagem, gincanas nas escolas, Cidade do Trânsito, blitz e abordagens direta aos condutores são a principal causa dessa queda significativa. A alteração nas vias foi compreendida pelos motoristas e o trabalho da guarda tem sido de orientação e repressão a infratores”, comenta.
Entre as infrações mais comuns no trânsito constam o uso de celular ao volante, estacionamento em local proibido e desrespeito aos sinais de trânsito. Para a secretária Amanda Silva, 32 anos, aumentou o número de semáforos no município e a atenção tem que ser redobrada. “Antes não havia sinal na Albino de Almeida, por exemplo. As vagas pra estacionar parece que sumiram e os sinais aumentaram. Então, pra não ser punido tem que ficar atento no trânsito e parar em locais permitidos”, afirma, lembrando de um vício ao dirigir. “É quase inevitável não atender ao celular. Toca a todo instante e muitas vezes é algo relacionado ao trabalho e preciso dar andamento no serviço. Mas sei que é errado”, admite. Quanto à região, os bairros Campos Elíseos, Manejo, Comercial e o Centro são os mais problemáticos. “Temos cerca de 45 mil veículos circulando pelo município e o trabalho da guarda é de orientar e coordenar o fluxo. Grande parte das infrações é registrada em Campos Elíseos, onde ampliamos as vagas para estacionamento e vamos instalar novos semáforos até o fim do mês”, anuncia.
Os novos semáforos têm previsão de ser instalados na Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, no sentido da Avenida Getúlio Vargas, e na saída da Avenida Gustavo Jardim, sentido da Avenida Kennedy, no Centro. “Vai facilitar o fluxo de veículos do Centro para os bairros Surubi, Alto dos Passos, Santo Amaro e o Acesso Leste”, finaliza.
Curso de Polícia Comunitária
A Guarda Municipal participou, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)), do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, promovido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Segurança e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O curso teve como objetivo destacar a importância do policiamento comunitário no sistema de segurança pública. Resende foi representado pelo comandante da Guarda Municipal, Ismar da Silva, que qiz que o aprendizado vai melhorar a eficiência dos guardas, a vigilância dos prédios públicos e o controle do trânsito. As próximas etapas do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e Araruama.
Publicado em http://www.avozdacidade.com/portal/Cidades/htm000023425.asp
--

Nenhum comentário:
Postar um comentário