Guarda Municipal de Salvador monitora 20 câmeras de alta definição nas ruas de Salvador

clip_image002 clip_image004

O sistema de videomonitoramento da Prefeitura Municipal do Salvador está sendo operado durante 24 horas por equipes da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência –SUSPREV e pela Transalvador, que fazem plantão na Companhia de Governança Eletrônica do Salvador - Cogel, local onde está instalado a central do sistema, em Ondina. O sistema, que durante o carnaval contribuiu para a melhora dos serviços municipais, será mantido pela administração municipal para colaborar com a gestão do trânsito, limpeza, iluminação, transportes e preservação de praças e vias públicas. A previsão é de que sejam instaladas mais câmeras por toda a cidade até o final do ano.

O GM Carlos Alberto Silva é um dos seis Guardas que trabalham na central. Para ele, a atividade é de extrema responsabilidade. “As informações obtidas aqui não podem ser gravadas. O sistema é bloqueado e se houver necessidade de rever imagens anteriores, apenas a COGEL tem esse poder. O sistema conta com artifícios que inibem o uso indevido da imagem”, confessa Carlos. Além dele, também estão na escala Tarcísio Trindade, Hércules dos Santos, Edílson Santos, Harley Luiz Silva, Samuel Rodrigues, Marcos Lobo e Hemar Portugal. Para o Diretor Técnico da Cogel, André Jorge Lima, os servidores estão sempre atentos aos acontecimentos e prontos para resolver os problemas de sua competência. “Eles são aptos e eficientes no papel que desempenham dentro da sala de videomonitoramento”, garante André.

Para solicitar apoio quando necessário, os Guardas acionam a Transalvador e a SUSPREV e em alguns casos, a Polícia Militar. A prefeitura está providenciando rádios de comunicação como meio de agilizar o atendimento e espera logo em breve, que todos os setores tenham equipes montadas de plantão, assim como a Guarda Municipal e a Transalvador para tornar as ações municipais ainda mais eficientes.

“Esperamos que sejam instaladas cerca de mil câmeras até a Copa do Mundo de 2014”, ilustra o Diretor-Presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho, que espera ainda a implantação de cem equipamentos até o final deste ano. De acordo com Nailton, já foram aplicados mais de R$ 1.700.000 somente para o funcionamento desse sistema. Para ele, até por uma questão de ordem, a central deve funcionar em breve, na sede da SUSPREV, assim que a instituição dispor de estrutura adequada.

Segundo o Assessor - chefe da SUSPREV, Fernando de Veneri Braga, a Superintendência já enviou ofício à prefeitura sugerindo novas ruas e avenidas que devem ter os equipamentos de videomonitoramento, como Dique do Tororó, Cabula, Elevador Lacerda, Largo de Roma e Calçada. Atualmente, as câmeras estão em bairros como Ondina, Avenida Sete, Relógio de São Pedro, Barra, Campo Grande, entre outros.

DSC03088 DSC03090

NOEL TAVARES

ASCOM- SUSPREV

9984-2710 / 3183-8304

ascomsusprev@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário