Integrantes da GCM/SP recebem Medalha MMDC da Associação dos Veteranos da Revolução de 32

Foto: Ulisses/Imprensa/SMSU


No dia 23 de maio de 2009, no Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, o Inspetor Chefe Superintendente Marcus Rós Moreira e o Inspetor Espedito Marques, da Superintendência de Planejamentos receberam a Medalha MMDC.
Tradição e cultura
A Medalha MMDC, criada e oficializada em 14 de maio de 1962, visa homenagear as pessoas que prestaram algum serviço relevante à sociedade de São Paulo ou à Revolução de 32.
Todos os anos, nesta data, são escolhidos, pelos membros da Sociedade Veteranos de 32, civis e militares para receberem a honraria.
Para alguns historiadores, o dia 23 de Maio é o dia da eclosão do Movimento Constitucionalista. O povo de São Paulo entra em confronto com integrantes das forças federalistas e quatro jovens morrem pela causa: Euclides Bueno Miragaia (o mais velho, com 31 anos), Mario Martins de Almeida, Dráusio Marcondes Filho( o mais novo, com 14 anos), e Antonio Américo de Camargo Andrade: MMDC.
A partir daí a luta armada foi intensificada pelas ruas da cidade. Ao contrário do que se pensa, o povo paulista lutava pela Constituição do País, e não pela autonomia do Estado perante a Nação.
Entre os 32 homenageados estavam policiais militares, civis e Guardas Municipais.

Um comentário:

  1. Só queria saber o motivo pelo qual esses nobres inspetores são homenageados.
    Engraçado é que nunca vi os mesmos abordarem alguem ou conduzirem um flagrante de roubo ou trafico, ou melhor salvarem a vida de alguem que não conhecem, mesmo que arriscando suas próprias vidas.
    É engraçado demais, não saem de suas salas por nada a não ser para ferrar com o guarda, tirar boinas, em tempo de fome, salário de fome saem a caça de GCM,s que só querem cumprir com o seu dever e voltar para casa com a sensação de que podem sustentar as suas famílias,e saber que não são mais obrigados a cumprir um bico de 12 a 14 horas em pe.
    É, a GCM é realmente uma institução vergonhosa,calhordas são homenageados em quanto o verdadeiro trabalhador nem uma folga não ganha.
    Tambem esperar o que de uma instituição onde o comandante vem de trocentos dias de suspensão, é o fim, fechem as portas.
    ass: Trabalhador...
    r

    ResponderExcluir